segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Paz na Terra


Arquidiocese do Rio vai refletir sobre a Encíclica “Pacem in Terris”, que completou 50 anos.

            A Carta Encíclica “Pacem in Terris”, escrita pelo beato João XXIII, em 11 de abril de 1963, será aprofundada no dia 26 de setembro, às 18h30, no 2º andar do Edifício João Paulo II, na Glória.
            A abertura será feita pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, e o evento será mediado pelo bispo auxiliar Dom Pedro Cunha Cruz, que é o referencial da Comissão para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz do Regional Leste 1.
            As palestras serão ministradas pelos professores Geraldo Luiz de Oliveira e Paulo Fernando de Andrade, do Departamento de Teologia da PUC-Rio. No final das exposições acontecerá um debate sobre os aspectos fundamentais do documento.

Carta Atual
            Dom Pedro destacou que “Pacem in Terris” foi a primeira vez que um Papa convocou todos os homens a serem verdadeiros construtores da paz.
            “Convidamos a todos para que venham conhecer a riqueza dessa Encíclica escrita pelo beato João XXIII, na qual ele incentiva a todos a lutarem pela paz no mundo e pela salvaguarda dos direitos da pessoa humana”, afirmou Dom Pedro.
            O bispo recordou que a Encíclica Pacem in Terris foi escrita no contexto da Guerra Fria, entre os Estados Unidos e a União Soviética, e que ela tem um sentido muito atual pela iminência da guerra na Síria.
            “Nessa intenção, o Papa Francisco também tem pedido para fazermos orações, adorações e vigílias pela paz no mundo inteiro, porque não se consegue a paz, por meio da violência e das armas, mas sim pelo diálogo”, disse o bispo.