segunda-feira, 17 de novembro de 2014

31ª Assembleia da Iniciação Cristã - Parte 1

Finalmente aconteceu a 31ª Assembleia e, vivemos momentos inesquecíveis. A cada dia, vamos publicar uma parte deste dia pelo de graças!
Manhã de feriado com chuva fininha, e, desde cedo muitas equipes trabalhando em vários setores, aguardando os catequistas que chegavam em grupos, recebidos animadamente pelos adolescentes do ECA da Paróquia Nossa Senhora de Loreto e orientados pela equipe de trânsito do ECC.

Uma passada pela simpática equipe de recepção para receber o envelope da paróquia e preencher a filipeta de presença.

Antes de ir para o Loretão, um gostoso café da manhã preparado pelos catequistas da paróquia, tornavam o início da manhã doce como um chocolate quentinho. E, ainda puderam visitar editoras amigas: Paulinas e Vozes, sempre presentes em nossos momentos formativos.
Logo chegavam aos poucos os participantes do coral Nossa Senhora de Loreto e a banda Adoremus (Nossa Senhora do Amparo – Vicariato Suburbano) e iam arrumando seus instrumentos e vozes bonitas.



Chegam os coroinhas, Pe. Márcio, cerimoniário do Cardeal, e o próprio D. Orani que quis repassar com a Ir. Lucia toda a programação, além de atender catequistas, sacerdotes e diáconos permanentes que iam chegando...

Neste compasso de espera, o Loretão ia enchendo cada vez mais até que chegou a hora da missa.
Bela procissão de entrada, tendo D. Orani como presidente e concelebrando com ele, D. Pedro Cruz, Pe. Robert e Pe. Alex (Vigários Episcopais de Jacarepaguá e Leopoldina), Pe. Sebastião e Pe. Miguelito (Pároco e vigário paroquial respectivamente), além de outros párocos presentes, não só na concelebração, como durante toda a assembleia.

Missa bem participada por todos, principalmente por ter sido celebrada e honra de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, devoção mariana do Barnabitas e, "providencialmente" ser a titular da Igreja entregue a D. Orani em Roma, após seu cardinalato. Realmente a Providência Divina manifestou-se abundantemente durante toda a Assembleia. D. Orani destacou em  sua bela homilia, todos os temas do dia, onde Jesus no Evangelho pergunta se, quando Ele voltar, encontrará a fé sobre a terra, e reforçou o tema: iniciação cristã: caminho de fé.

Sublime momento quando Pe. Luis Antonio (Barnabita) entoa sozinho o cântico Panis Angelicus, acompanhado em seguida pelo coral, que colaborou no clima de oração que reinava entre os participantes. Chuva de graça!
No momento após oração de pós-comunhão, Ir. Lucia rendeu graças a Deus e a D. Orani e demais sacerdotes e diáconos pela presença e apoio recebidos e renovou o desejo de toda a iniciação cristã caminhar em unidade com nosso pastor.

A seguir, D. Orani, os sacerdotes, diáconos e seminaristas foram recebidos na casa paroquial para um gostoso lanche preparado com muito carinho pela Pastoral do Batismo e Catequese Especial. Pe. Miguelito, Pe. Sebastião e a cozinheira da paróquia não mediram esforços para que todos pudessem se sentir à vontade neste momento de confraternização e aí...

Não perca o próximo capítulo amanhã!