Retiro Arquidiocesano

Retiro Arquidiocesano

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Seminário Nacional de Iniciação à Vida Cristã

O arcebispo de Pelotas (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jacinto Bergman, afirmou, durante o Seminário Nacional de Iniciação à Vida Cristã que a nova metodologia catequética, apresentada durante o evento, “é uma proposta de renovação da Igreja a partir da paróquia”. O encontro aconteceu de 6 a 9 de novembro, na paróquia Sagrada Família, em São Caetano do Sul (SP), diocese de Santo André (SP).
O Seminário teve como objetivo estimular a prática de uma catequese com metodologia mais dinâmica, participativa e principalmente experiencial, tendo como base o itinerário catequético com inspiração catecumenal. Em fevereiro, quando o evento estava em fase de preparação, dom Jacinto explicou que a intenção do novo modelo de iniciação à vida cristã “é voltar à Igreja primitiva, que realmente tinha um catecumenato para iniciar as pessoas em Jesus Cristo”. Além deste retorno, a Comissão pretende que a catequese promova mais vivência “do que o simples conhecimento doutrinal”, apontando para a ação missionária e pastoral.

A partir do lema “Quanto a nós, não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (Atos 4,20), cerca de 200 participantes, representantes dos 18 regionais da CNBB, puderam conhecer e partilhar as experiências na implantação da catequese com inspiração catecumenal nas dioceses Brasil. Foram apresentados os exemplos da arquidiocese de Aracaju (SE), onde é realizado o evento de evangelização chamado “Alerta”, voltado aos jovens que vivenciam ou vão vivenciar o processo de iniciação à vida cristã na preparação para o sacramento do Crisma; da arquidiocese de São Paulo (SP), com a catequese junto às pessoas com deficiência; e de  Abaetetuba (PA), onde o processo é realizado com as comunidades ribeirinhas.
No sábado, dia 8, esteve presente no Seminário o arcebispo de São Paulo (SP) e presidente do regional Sul 1 da CNBB, cardeal Odilo Pedro Scherer.

Itinerário
Publicado pelas Edições CNBB, o livro “Itinerário Catequético: iniciação à vida cristã – um Processo de Inspiração Catecumenal” foi laçando durante o Seminário. O texto foi preparado por membros da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico Catequética e assessores. Está dividido em quatro partes: Fundamentação bíblica, teológica e pastoral; Orientações para uma ação pedagógica-pastoral no processo de iniciação à vida cristã; Itinerários de iniciação à vida cristã conforme as idades.  “O itinerário com inspiração catecumenal leva ao surgimento de cristãos mais autênticos, com uma vivência mais sólida”, afirmou o bispo de Santo André (SP), dom Nelson Westrupp.

A publicação da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética está disponível para aquisição nas Edições CNBB. Entre no site ou faça contato pelo televendas (61) 2193-3019.


Fonte: http://www.cnbb.org.br/comissoes-episcopais-1/biblico-catequetica/15315-iniciacao-a-vida-crista-e-proposta-de-renovacao-da-igreja-afirma-dom-jacinto