sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Criado novo vicariato na Arquidiocese do Rio

Santa Cruz é o oitavo vicariato da Arquidiocese do Rio de Janeiro, desmembrado do Vicariato Oeste, até então integrado por 64 paróquias da Zona Oeste da cidade, distribuídas em 7 foranias.
A decisão foi confirmada nesta quinta-feira, 18 de dezembro, pelo Cardeal Dom Orani João Tempesta, durante reunião com os bispos auxiliares, realizada na Casa Assunção, no Sumaré.
O Vicariato Santa Cruz terá sua sede na Paróquia Nossa Senhora do Desterro, em Campo Grande, na Zona Oeste. Para vigário episcopal, foi escolhido o padre Jorge Pereira Bispo, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz. Dom Roque Costa Souza foi escolhido bispo animador, ofício que também desempenha no Vicariato Leopoldina.
O Vicariato Oeste, que continuará com a mesma denominação, tem sua sede na Paróquia São Lourenço, em Bangu, também na Zona Oeste. O vigário episcopal escolhido, que exercerá o ofício a partir de janeiro de 2015, será o padre Felipe Lima Pires, pároco da Paróquia São Francisco de Assis, em Senador Camará. Dom Pedro Cunha Cruz continuará como bispo animador, ofício que também desempenha no Vicariato Urbano.
Outros dados, como os limites e a divisão das paróquias, serão informados oportunamente, e confirmados por provisão canônica.

Histórico
O Vicariato Oeste, uma divisão territorial dentro da Arquidiocese do Rio de Janeiro, foi criado em 1967, pelo então arcebispo Dom Jaime de Barros Câmara.
Junto com o Vicariato Oeste foi criado mais 5 vicariatos episcopais. São eles: Suburbano, Norte, Urbano, Leopoldina e Sul. O objetivo dessa divisão territorial foi para melhor responder as desigualdades da grande metrópole.
Para cada vicariato foi designado um vigário responsável, e o primeiro Vigário Episcopal do Vicariato Oeste foi Dom Alberto Trevisan, que tinha como sede vicarial, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, localizada no bairro de Realengo.
Com o surgimento de novos bairros e o grande crescimento das comunidades, foi criado em 1º de abril de 2006 o Vicariato Jacarepaguá. 

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/2782/criado-novo-vicariato-na-arquidiocese-do-rio