sexta-feira, 24 de julho de 2015

23ª Assembleia do Regional Leste 1

Aconteceu, entre os dias 17 e 19 de julho, a 23ª Assembleia Regional da Dimensão Bíblico-catequética do Regional Leste I da CNBB. O evento, sediado pela diocese de Petrópolis pelo segundo ano consecutivo, reuniu catequistas e coordenadores das 10 dioceses do Estado do Rio de Janeiro e contou com a presença do Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Roque Costa Souza, que é também o bispo referencial da dimensão bíblico-catequética no já citado regional.
Além de promover o intercâmbio e aproximar os catequistas dos diferentes contextos de evangelização do Estado, a Assembleia é também o momento de avaliar as atividades desenvolvidas ao longo do último ano, apresentar pontos de atenção e definir prioridades para o ano seguinte. Para auxiliar nessa última tarefa, os participantes acompanharam a apresentação das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o período 2015-2019. Na apresentação Dom Roque destacou as referências ao Documento de Aparecida e à reafirmação do propósito firmado nas diretrizes anteriores, de fazer das nossas igrejas autênticas casas de iniciação à vida cristã. 
A Assembleia promoveu também o aprofundamento de temas importantes para a formação do catequista. O Padre Paulo Otácio, da Diocese de Niterói, refletiu sobre o papel vital da Palavra de Deus na espiritualidade e na missão do catequista e antecipou os pontos-chave de leitura e interpretação do Evangelho segundo São João, proposto pela CNBB para o mês da Bíblia deste ano. Os catequistas do regional tiveram ainda a oportunidade de conhecer o projeto do Itinerário Catequético, subsídio lançado pela CNBB este ano para auxiliar na implantação do processo catecumenal nas igrejas locais. Coube ao Padre Abimar Moraes, da diocese de Valença e membro da equipe de elaboração do Itinerário, fazer a apresentação. Em um clima muito alegre e fraterno, a Assembleia foi concluída com o envio missionário celebrado por Dom Roque na capela da Visitação, do Convento Madre Regina, que acolheu o evento. Veja as fotos abaixo: